domingo, fevereiro 27, 2005

Naquela esplanada que conhecemos...

Ora mudando de assunto, volto a chamar a atenção para um artigo do já várias vezes citado jornal poveiro, o Póvoa Semanário. Não se pense que tenho alguma afinidade para com o jornal para além dum manifesto apreço por um jornalismo de nota, na minha opinião, para uma cidade da dimensão da Póvoa.
Voltando ao artigo, este é dum personagem conhecido dentre os poveiros, ou pelo menos dos que se mantêm ao corrente do que por cá se vai passando, o ex-Capitão do porto da Capitania da Póvoa de Varzim de seu nome Costa Rei.
Saliento o artigo não só por o crer um assunto bem pertinente para as gentes da Póvoa mas também porque é a expressão consciente dum cidadão responsável que assume isso mesmo e dá exemplo de intervençao cívica:
"Numa altura da nossa conjuntura nacional em que tanto se discute e debate sobre a ausência de participação do cidadão comum na vida pública, eventualmente revelador de uma certa apatia, alheamento e descontentamento relativamente à actual classe política cada vez mais profissionalizada, entendi poder, neste e/ou noutros espaços contribuir para uma reflexão sobre temas e assuntos que dizem directamente respeito à Póvoa de Varzim e consequentemente àqueles que se dizem “poveiros” ou que adoptaram esta terra para fixarem residência."
Acho que aborda, para além da Esplanada que é no fundo o da questão do ordenamento da orla costeira e a (excessiva) intrusão humana no espaço natural marítimo poveiro (de resto já abordado em "Construções na areia", de Fernando Nunes e João Lima), assuntos muito pertinentes; proporciono assim espaço de debate mais abrangente neste blog do que no jornal, se me permitem.
Convido portanto a que se entre em salutar reflexão e discussão sobre estes temas!

1 Comentários:

Blogger bruno disse...

Pois Rui, esse é um daqueles exemplos de falta de sensibilidade estética e desrespeito pelo carácter arquitectónico dos lugares que são tão comuns por aí. A Avenida Mouzinho de Albuquerque já não é concerteza o que era...
Quanto ao Diana-bar, tanto quanto eu sei é agora oficialmente uma biblioteca de praia, uma extensão da biblioteca municipal Rocha Peixoto. E sim, realizam-se lá eventos, desde publicações de livros, conferências, concertos e até teatro, embora isso vá acontecendo e não seja propriamente uma actividade regular. Não acho de todo que seja um mau uso dado ao espaço embora creia que pudesse ser muito melhor...a razão para o parco investimento da Câmara, ainda assim louvável, é supostamente um orçamento apertado. É de qualquer maneira um aproveitamento positivo sendo uma situação provisória já que o actual dono ou grupo de pessoas que detém aquilo não está disposto a explorar (muito provavelmente devido à situação mais ou menos decadente que se vinha processando nos últimos anos de existência enquanto café) e pretende vender o espaço; entretanto já muita polémica rolou sobre o assunto dado que desde o Casino à McDonald's havia várias entidades comerciais dispostas a apostar no espaço; providentes foram os responsáveis da Câmara neste caso já que, e digam o que disserem, prefiro mil vezes ter ali uma modesta biblioteca de praia e espaço cultural a ter uma franchising ou coisa que o valha de fast-food, ou mesmo um salão de bingo!! Note-se que no artigo citado (ou "linkado" melhor dizendo) se propõe a instalação da biblioteca de praia na esplanada..
Em relação à dita esplanada do Carvalhido, devo dizer que concordo em absoluto com o ex-capitão Costa Rei no que respeita ao modo como o edifício se insere no meio, para além duma indíscutível "beleza arquitectónica discutível", passo o plionasmo. Acho que é uma óptima ideia a proposta conversão do espaço e, nas linhas apresentadas e dado que se trata apenas de uma ideia/proposta, nada mais tenho a dizer por ora.
Gostava também de salientar o ênfase dado pelo sr. Costa Rei na "identidade sócio-cultural da Póvoa de Varzim" e seu aproveitamento e divulgação. Acho um ponto fulcral!

Finalizando o comentário, que já vai longo, queria só sublinhar a seguinte frase que finaliza a pequena crónica: "Ora uma cidade que tem como slogan “a cidade da cultura e do lazer”, deve ser uma cidade com sensibilidade e capacidade para assumir a liderança deste e de outros projectos que visem contribuir para reforçar aquilo que com este emblemático headline pretende transmitir.
Pensem nisso…" :)

4:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home