terça-feira, fevereiro 08, 2005

Porque será que isto me soa tão familiar...?

"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde
vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque
sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro
de lagoa morta (...)
Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta ate à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados (?) na vida intima, descambam na vida
pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro (...)
Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do país, e exercido ao acaso da herança, pelo primeiro que sai
dum ventre, - como da roda duma lotaria.
A justiça ao arbítrio da Politica, torcendo-lhe a vara ao ponto de
fazer dela saca-rolhas; dois partidos (...), sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes (...) vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro
como duas metades do mesmo zero, e não se amalgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, - de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar (...)"

Guerra Junqueiro, in "Pátria", escrito em 1896

3 Comentários:

Blogger bruno disse...

Recebi isto num e-mail e não podia deixar de publicar...sinto nos últimos tempos sentimentos esquizofrénicos em relação ao meu país, à minha cultura, mas isto é sobretudo causado pela situação geral que me rodeia - para onde quer que me vire, parece que o desprezo pelo nosso país é o que reina, seja dos nativos seja dos que nos conhecem de perto e/ou nos visitam!
Todos têm algo de negativo a dizer, positivo parece não haver nada... Sempre que eu tento contrapôr algum argumento que de algum modo nos valoriza ou que pelo menos tente dar sentido às coisas - sim, porque não se trata apenas de coisas más e pessoas estúpidas acho eu, e eu sinto-me português, consciente e não estúpido! - só ouço o sempre típico "bota-abaixo" acerca de tudo, é incrível como as pessoas conseguem chegar a níveis de auto-flagelação cultural tão elevados!! Porquê??
E ao fim de tanto tempo a ouvir e involuntariamente receber estas negatividades todas, sempre com o espírito aberto e compreensão abrangente que tento manter para apreender todas as perspectivas, acabo eu magoado e de momento com uma pequena crise de identidade cultural...!! Sim pequena, porque nisto não deixo de sentir orgulho em ser português, não um orgulho de patriotista fútil e bronco mas um sentimento cultural de herança e identidade que me marca e de alguma forma me define e distingue doutras pessoas do mundo.
Guerra Junqueiro disse muito com este pequeno texto, sobretudo nos dois primeiros parágrafos...

1:22 da manhã  
Blogger bruno disse...

Caros colegas bloggers:

Nas últimas duas postas acima podem observar primeiro: - um perfeito exemplo de como tão fácil e estupidamente se perde a razão quando se põem lado a lado argumentos tão, por vezes, correctos (por assim dizer...), e outros completamente absurdos ( EU DEFENDO QUE ACABAR COM OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA SERIA UM BEM PARA A HUMANIDADE!...?); - no segundo caso, observe-se a nulidade com que tantas pessoas usam este tipo de meios e serviços...pergunto-me: para que é que escrevi sequer...??

1:14 da manhã  
Blogger bruno disse...

Pois bem sr. Asdrúbal! Quanto à arte da sua escrita estamos conversados não é verdade? ("engúla..")
Já agora, algum parentesco com o autor do comentário que não sabe desligar a função 'caps lock' do teclado?
Quanto a posições políticas, creio poder assumir publicamente um certo esquerdismo, embora já tenha mencionado neste blog que não me identifico com esse tipo de rotulagem, e muito menos com as opções políticas existentes em Portugal.
Pela maneira como fala em estar bêbado, suponho que essa deva ser uma experiência comum no seu dia-a-dia; talvez os copos rechacem contra a gravidade da sua cirrose.

11:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home