sábado, setembro 25, 2004

"Museu das Festas da Sra. da Assunção"




Obsoleto: Antes de mais, queria só referir que a minha intenção era publicar esta "posta" com a respectiva fotografia, sem a qual, creio que o que tenho a dizer não faz muito sentido. Não consegui fazê-lo, e não foi por falta de fotografia... A minha relação com a informática... A ânsia de tomar parte no blog foi maior e não resisti a deixar o texto privado da sua indissociável companheira. Se, entretanto, conseguir colocar a fotografia à disposição, fá-lo-ei... - alteração à posta original feita por Fred com explícita autorização da autora. O texto não é descartável, de todo.



De certeza que já todos por lá passaram, como bons cidadãos poveiros que são. Eu tenho desculpa pois, embora poveiríssima de gema, físicamente, e por razões de força maior, sou poveira em "part-time".
Descobri-o, recentemente, numa manhã de Domingo, nas longas caminhadas com o meu pai, na zona da Marina da Póvoa, onde estão os barcos necessitados de reparação. A minha estupefacção foi enorme e a explosão de riso, imediata! Facilmente se compreenderia se pudessem ver a imagem: o título desta posta, é o que o barco tem pintado em ambos os lados, com letras coloridas, contrastando com a madeira negra que sobreviveu ao incêndio. É de um sentido de humor delicioso!
Creio que já passaram mais de cinco anos e o proprietário não recebeu qualquer tipo de indemnização pelo prejuízo que lhe foi causado. A cena típica em que ninguém assume responsabilidades. A Câmara atribui a responsabilidade à Comissão de Festas; a Comissão de Festas empurra para a Câmara e andamos nisto...
O que é certo é que o barco ficou todo carbonizado, vítima dos foguetes lançados aquando das Festas da Sra da Assunção. Muito pior poderia ter sido o resultado... Os exemplos são mais que muitos. E para quê? Que expressão tão primária de euforia!
Os alentejanos são "O" alvo de gozo da nação. Pois bem, só conheço uma povoação neste país (e corrijam-me se eu estiver enganada) onde esta manifestação ridícula e perigosa seja proibida, que é a Vila de Castelo de Vide. Duas meninas morreram, em tempos, graças a um desses foguetes e, a partir de então, a proibição instaurou-se.
Será que é precisa assim tanta coragem para fazer o mesmo? Qual a vantagem destes pedaços de madeira cheios de pólvora desnorteada? Provocar o susto? A agitação das nossas vidas cheias de monotonia? Será que os eleitores penalizariam um governante que acabasse com esta prática? Porque afinal, é só isso que interessa...
Ao dono do barco, a minha vénia, pela brilhante forma de protesto.

4 Comentários:

Blogger Fred disse...

Saudação efusiva, cara camarada! Bem vinda ao núcleo!

A foguetada de Agosto sempre foi motivo de indignação por mim e pelo pessoal que me rodeia. Tradições que se vão arrastando e suportando e que já sentido serem progressivamente reduzidas. E eventualmenuebte terminadas. Mas há lobbies, e há pessoal a lucrar muito e há presidentes da Câmara cujo passado político fica marcado por não estar à altura das expectativas pirómanas dos eleitores.

Saudações para Castelo de Vide, onde boa gente não é difícil de encontrar.

Muito bom remate inaugural, amiga!

6:19 da tarde  
Blogger Paulo Patrício disse...

Gostei muito do post da Vânia, só acho que as festas com foguetes não deviam acabar, muito pelo contrário, os foguetes deviam ser tantos até chegar ao dia em que houvesse um grande Museu da Capital do Desporto, Cultura e Lazer ao ar livre no lugar onde hoje é a Póvoa de Varzim.

7:15 da manhã  
Blogger Paulo Patrício disse...

Gostei muito do post da Vânia, só acho que as festas com foguetes não deviam acabar, muito pelo contrário, os foguetes deviam ser tantos até chegar ao dia em que houvesse um grande Museu da Capital do Desporto, Cultura e Lazer ao ar livre no lugar onde hoje é a Póvoa de Varzim.

7:15 da manhã  
Blogger ANTONIO LOPES disse...

SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS/2009: LUCAS & MATHEUS, DANIEL, LÉO & LEANDRO, BANDA CORAÇÃO SERTANEJO, AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON E AUDIÇÃO BAND. Consulte o nosso site e blog: www.alproducoes.com e www.alproducoes.blogspot.com.e-mail: antonio.alproducoes@gmail.com. Contacto: 913729192

1:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home